quinta-feira, abril 13, 2006

abordando sobre Empenho de palavra

Boa Tarde..

O Tema proposto aqui é complexo.
Cumpre ressaltar que apenas disserto neste espaço com propósito de trocar idéias, e estimular uma reflexão entre todos nós.
Minha intenção não é de obter verdade absoluta sobre nada, tão pouco estou me dirigindo à alguém, ressalto que aqui são considerações gerais de uma caminhante e aprendiz eterna na arte de viver.
Mas, então seguimos...
"EMPENHO DE PALAVRA".
Darei aqui um parecer bem pessoal, ok?
Quando empenho minha palavra e afirmo, que estarei em tal local,que tomarei tal decisão, que executarei tal tarefa, ou mesmo quando digo: "Não falo sobre isto ou aquilo, sobre esta pessoa, ou aquela,para mim não existe um meio termo nisto",Busco seguir à risca!
Resolvi trocar umas idéias aqui com vocês (leitores), amigos, irmãos de caminhada,pois parece que a humanidade tem certos vícios mesmo, em "achar" que se pode lograr certos processos, que irão passar desapercebidos, que são "pequenos".
É mais ou menos como a história da mentira, muitos acreditam que podem lançar "mentiras" pequenas, no geral acham que sim, mas as mentiras vão tomando corpo, crescendo, crescendo...e viram uma bola de neve e você acaba lá..enrredado em "várias mentirinhas"...
Em um contexto geral as coisas seguem assim, basta olharmos o perfil de nossos Governates, e avaliarmos o EMPENHO DE PALAVRA , a impecabilidade deles dentro do que entendemos por EMPENHO DE PALAVRA.
Reparo que nós, seres humanos ,lamentavelmente temos certos vícios chatos, e sériamente comprometedores.
Quantas vezes já empenhamos nossa Palavra , falo em afirmar: Estarei lá, quitarei minha dívida em tal data, assumo tal compromisso...e de repente, mais do que num passe de mágica, muitas vezes do "nada", resolvemos descumprir...sob alegações das mais absurdas possíveis, e também até, sob alegações sérias, motivos comprovadamente impeditivos, mas ROMPEMOS o EMPENHO DE PALAVRA.
E o assunto vai longe...por que neste Universo de reais possibilidades e impossibilidades...lidamos com pessoas que temos "certeza" que por laços por exemplo, de família, jamais romperão com este "empenho", lidamos com "amigos" que acreditamos serem verdadeiramente incapazes de romper com este empenho.
O que acontece????
Não tenho as chaves aqui, de nada. Apenas sou uma pessoa, e não sou infalível, ok?
Mas, aqui estamos trocando idéias mesmo, e não personalizando uma análise,mas peço aqui licença para dar um parecer bem pessoal,já que me dispus a escrever.
Acredito que as coisas são "simples", nós complicamos muitas vezes!!
Ou você pode, ou não pode, ou você quer ou não quer, ou você aceita ou não aceita, então, para que, ou por que empenhar sua palavra em situações que você não tem certeza se irá estar ao seu alcance cumprir?
Se um grande amigo (a) lhe propõe uma parceria, e você não tem "certeza" de suas reais possibilidades tanto em dispor de seu tempo, como se você também irá dispor de capital, etc..etc...e sobretudo, se é mesmo o que você quer fazer? Então, qual sería a ação sensata? Coerente com esta situação? O que mandaria o BOM SENSO.
Bem, falando aqui por mim. No ato da colocação, eu não empenharia minha palavra com esta pessoa, jamais, sem antes avaliar minhas reais possibilidades, vontade, entre inúmeros outros fatores. que implicam aqui um areal necessidade em qualquer PARCERIA ..Mas o que acredito ser importante ressaltar aqui, é que muitos de nós no embalo, por receio em dizer "NÃO" , por talvez até, constrangimentos sociais..do tipo...puxa, se eu negar meu interesse aqui, posso perder ou magoar este amigo(a), ou ,mesmo, pelo simples fato de que realmente não fomos trabalhados para sermos verdadeiramente honestos com nossas vontades, com o que queremos e o que não queremos, por que temos medos terríveis, muitas vezes, por que..por que...Talvez não estejamos respeitando a nós mesmos,muitas outras "explicações podem surgir aqui"...
sempre existirão muitas justificativas e a mim, pessoalmente, sem fundamento real, por que dar a PALAVRA OU NÃO é algo obejtivamente claro, preciso e deverá ser cumprido.
Acredito que todos nós queremos que cumpram conosco a palavra empenhada e se por alguma razão temos que quebrar, bem, a palavra aqui já dirá, que foi quebrado algo...(As razões serão bem apuradas de ambos os lados,creio).
Querem ver algo bem simples, e rotineiro?
Se empenhamos nossa palavra que estaremos naquele horário, em local marcado e não comparecemos, e se quer avisamos a pessoa, tendo hoje em dia inúmeros recursos, celulares...telefone, fax, email, enfim...após esgotarmos todas as possibilidades em avisar que não estaremos, então, se quebramos nosso carro, se o ônibus quebrou..tudo aqui é justificável, desde que NÃO faltemos com a VERDADE, e aqui entramos na "SENHA", VERDADE, SEMPRE! E creio que de coração, estaremos sempre bem!
No momento em que Faltamos com a verdade, quebramos a sustentação de INTEGRIDADE que um indivíduo deve ter para consigo mesmo e os demais.
Claro que errar é humano, NÃO SOMOS INFALÍVEIS,tão pouco eu sou, mas, buscamos todos por RESPEITO e queremos que nos tratem desta forma, então tratemos de agir ao menos dentro deste fio, Não empenhemos nossa Palavra sem Consciência do que significa.
É melhor dizer: "Olha, farei meu possível",mas não prometo,e se você promete, diga, ok, prometo fazer isto, mas se você tem paciência em esperar até "tal data", que eu possa cumprir, então empenho aqui meu compromisso...são colocações reais, claras, sobretudo se tais ações dependem de terceiros, de seu salário sair, de você receber por tais serviços, então..não empenhe!!!!
Podemos pecar pela falta de cuidados ,mas não pelo excesso. E saber dizer "NÃO",mesmo àquele amigo(a), ou
Parceiro de trabalho, faz parte, acreditemos que é melhor a gente respeitar nossos limites, honrando nossa realidade, do que dar um passo maior que as pernas e depois ser obrigado a QUEBRAR sua palavra.
São considerações aqui, de uma caminhante...uma pessoa igual à todos vocês, mas que humildemente já viveu e vive e viverá aprendizados como estes diariamente e buscando sempre aprimorar dentro deste contexto, por que PALAVRA É UMA SÓ.
Algumas vezes já estive em situações onde me convidaram para participar em " tal evento", e eu, na incerteza, por não saber se iria dispor, naquele dia de condições para estar lá, apenas falei a verdade: QUERO ESTAR,mas não me comprometo, me esforçarei,ok?
E ,em realidade, são muitas coisas que podem ocorrer em muitas situações e serão entendidas, se NÃO FALTARMOS COM A VERDADE, por que se faltamos, estaremos QUEBRANDO A PALAVRA contra nós mesmos, assim penso, será sempre uma quebra conosco, afinal, mentimos para nós, enganamos à nós mesmos e quem mais irá acreditar?
É..o assunto é complexo, polêmico, eu sei, mas não é para fazermos um "chat" aqui, , apenas quis compartilhar de umas considerações sobre o assunto.
Mais adiante seguirei abordando outras questões que se entrelaçam com este mesmo tema.
Mas, respeitando a impermanência desta vida...Sabemos que ao empenharmos nossa Palavra temos também que avaliar sempre o que está envolvido, ou que pessoas, que instuições, pois tudo gira, e podemos ser "OBRIGADOS" a romper com certos compromissos assumidos, mas ..salvaguardadas aqui as análises jurídicas, legais, de cada questão, ok?Bem,mas aqui já foge de meu contexto, não sou Doutoura em causa alguma.
Agradecendo sempre a oportunidade
Um abraço Fraternos à todos
Liana Utinguassú

3 comentários:

Anônimo disse...

Já dizia um velho ditado, que nada é por acaso!

Que texto rico em conhecimento! Adorei! =) Vou usufruir bastante dele!!

AHOU!!

Cristine Muller disse...

Anhenté có!
Irmã1
Tenho muito pensado nisso... e cada dia tenho tentando colocar somente as BOAS PALAVRAS... aquelas que realmente acredito e me dedicar ao que tem VALOR pra minha alma1 em respeito a toda a criação!
amor e luz

Cristine Muller disse...

Anhente co!
Concordo contigo irmã...
hoje tenho rezado muito e tentando sempre somente utilizar as BOAS PALAVRAS... aquelas que realmente acredito e honro em minha verdade, em meu caminho...
tenho me empenhado em viver e horando as belas palavras e me comprometido com o que realmente te VALOR... diante de minha alma!
amor e luz