sábado, junho 16, 2007

A caminho da Terra Sem Males/Maio2006/Peru

A CAMINHO DA TERRA SEM MALES...
Texto escrito em 2006* por Liana Utinguassú

Quando comecei a me entender como gente, isto lá se vão “alguns aninhos atrás”..em 1962 nasci, fui crescendo, e digamos que por 1969/70, comecei a ter um formigar de emoções que me faziam sonhar muito, eram Montanhas, àguas, céu, estrelas, dançava com a Lua, com Sol, falava com os pássaros, dançava com a chuva, vislumbrava o além do Céus com os Raios e Trovões e eu era assim...uma menina dançante, muito alegre que até na escola de freiras que eu estudei minha vida toda até me formar em Magistério, as irmãs diziam: ‘Que tem esta menina”??? Ela ri demais!! Chamaram minha mãe e meu Pai para saberem por que eu RIA DEMAIS! Acho que fui um dos casos únicos de indisciplina pelo RISO! Rsss Bem, viram que continuo assim, sorrindo por que a VIDA É UMA ARTE! Danço cada momento intensamente ,ainda aos meus 44 anos (não contem à ninguém, mas 4+4=8), então estou na verdade sempre renascendo como uma criança que ousa, arrisca acreditando que o Céu não é o limite, e que a Terra Sem Males existe muito além do tempo Espaço por nós conhecido, precisamos re-conhecer!
Estava indo para o Vale do Colca(Cordilheira Andina) saindo de Arequipa rumo a Cordilheira para um reencontro que não coseguiria traduzir em Palavras aqui, talvez nunca consiga.
Muitas situações irão se criar e recriar, isto é viver, este é o Caminho para mim em direção à Felicidade, com Respeito, por mim mesma, por todos, pela Terra, que é nossa Mãe Eterna e doce! Por este Pai que muito nos escuta e abre as portas para que possamos entender que somos irmãos , que não existimos sozinhos, que as Montanhas que nos abraçam por aqui por ali, dizem o tempo todo que podemos escalar sim, dentro de nós, e alcançar o SOL que reside atrás destas Montanhas, esperando por Todos Nós.
Já tive grandes Bênçãos, à começar pela minha Vida, claro, que é Sagrada, mas nesta caminhada já escalei muitas Montanhas, outras fiquei olhando tomando fôlego, conversando comigo mesma para saber se eu já havia escalado esta ou não, e se deveria subir, se precisava..ou era apenas um contemplar, já tive e terei muitos medos sim, faz parte, mas transpor estes medos é sempre uma ARTE!
Já morri e renasci , acreditem, muitas vezes, por que a cada suspiro morremos e renascemos sim, e por estas e outras dizemos: RESPIRE! RELAXE NA EXPERIÊNCIA!
Acredito e aposto sempre que chegaremos de uma forma ou de outra neste tempo,ou outros tempos...a Terra Sem Males(Como os Guarani dizem) mas costumo me chamar atenção para o detalhe de que TUDO COMEÇA DENTRO DE MIM, DE NÓS MESMOS!
Continuo aqui olhando para as àrvores que eu olhava quando “menina”..algumas ficaram mais maduras, outras se entrelaçaram, outras ainda foram retiradas do seu Espaço Sagrado pelo “PROGRESSO” que o Bicho Homem acredita ser imprescindível, mas ainda assim, vivo e revivo o doce balanço, aquele que me embalava com os ventos do Sul me trazendo o acolhimento da mãe, doces perfumes desta Terra , suaves aromas que habitam meu Jardim de Infância jamais perdida! Os ventos do Leste, Oeste, Norte...também me trazem muito, cada um tem sua forma de soprar e agradeço agora estar dançando entre SUL E OESTE...de frente ao Leste, com foco ao Norte, assim estou ...é uma dança de cada um, claro.
Meus queridos, o que dizer mais? Apenas que AGRADEÇO PROFUNDAMENTE, absolutamente por tudo, por todas as minhas relações, por todas as minhas vivências nesta vida, ainda doce, muito embora até alguns doces sejam meio "amargos" e não caiam sempre tão bem, não é mesmo?
Alguns preferem doce de limão, outros uma bela Torta de chocolate, e cada um tem seu aprendizado dentro disto, mas um dia experimentamos outros gostos e aprendemos que não existem “derrotas” amargas, existe sim o constante aprender e crescer com as “vitórias” e as não vitórias, mas há quem diga que isto tudo é uma grande bobagem, e TUDO APENAS É VIVER, SER, CONTINUAR SENDO O MELHOR POSSÍVEL, isto SIM, faz uma Enorme diferença!
Eu, como sou apenas e tão somente uma aprendiz nesta Terra, não tenho uma verdade absoluta , não ouso ter, respeito, sigo sendo eu mesma,apenas...
Valores...cada um sabe o quetem Valor ,o que fomos somos e seremos à partir desta Consciência e então HOJE, deixo aqui um abraço eterno de Coração à cada um de vocês DESEJANDO UM FELIZ 2007!2008,2009,2010...e quem sabe nos vemos breve, subindo ou não uma Montanha, ou mesmo, bailando nos ventos, mergulhando nas águas dos rios, mares, cachoeiras ...
Bem, como não poderia deixar de ser, faço apenas um outro comentário: Relevem qualquer coisa que eu possa ter dito ou feito que não tenha sido lá muito “compreendida” de momento, não peço desculpas por que não gosto muito desta questão de “Culpas”,sempre agi muito com meu coração e ainda busco constantemente unir mente e coração, mas é algo que talvez nesta existência eu não consiga o tempo todo, nem parcialmente, sou mais coração sim, e não sou infalível! Então sempre digo à todos que conheço e direi sempre,falemos, externemos nossas divergências, adversidades e NOS RESPEITEMOS!


Liana Utinguassú
Porto Alegre/RGS
Texto escrito há um ano atrás* Chamamos aqui para Mais uma subida às Montanhas Sagradas
Vem aí, "Nas Asas do Condor" 2008 em Fevereiro estaremos com União de todos, chegando lá de novo!
Que o Criador me permita, conduzir mais um Grupo e que Todos possamos estar juntos abençoados pela Pachamama, pelos espíritos dos Apus(Montanhas), por todos os nossos Ancestrais.
Com muito carinho e Respeito
Liana Utinguassú

Nenhum comentário: