quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Com base texto Filósofo José Vasconcelos/mexicano

RECOMENDO À TODOS , MULHERES E HOMENS
Prezados Parentes, Amigos, irmãos
Transcrevemos parte do texto(Extraído em pesuisa na Internet), quando eu navegava.Parabéns ao filósofo que com tamanha precisão , sensibilidade e riqueza Culural, detalhes importantes sobre estas Mulheres Mestiças.

"Jose Vasconcelos, filósofo mexicano, vislumbrou una raza mestiza, una mezcla de razas afines, una raza de color la primera raza síntesis del globo. "Chamou-a de raça cósmica, la raza cósmica, uma quinta raça, abarcando as quatro raças principais do mundo.2 Em oposição à teoria da raça ariana pura, e à política de pureza racial praticada pela América branca, sua teoria é de inclusão. Na confluência de duas ou mais cadeias genéticas, com os cromossomos constantemente ultrapassando fronteiras, essa mistura de raças, em vez de resultar em um ser inferior, gera uma prole híbrida, uma espécie mutável, mais maleável, com uma rica carga genética. A partir dessa "transpolinização" racial, ideológica, cultural e biológica, uma consciência outra está em formação uma nova consciência mestiza, una conciencia de mujer. Uma consciência das Fronteiras.

Una lucha de Fronteras / Uma luta de Fronteiras
Porque eu, uma mestiza, continuamente saio de uma cultura para outra, porque eu estou em todas as culturas ao mesmo tempo, alma entre dos mundos, tres, cuatro, me zumba la cabeza con lo contradictorio. Estoy norteada por todas las voces que me hablan simultáneamente.
A ambivalência proveniente do choque de vozes resulta em estados mentais e emocionais de perplexidade. A contenda interior resulta em insegurança e indecisão. A personalidade dupla ou múltipla da mestiza é assolada por uma inquietude psíquica.
Aqui complemento....Sou uma Mestiça.
E acima d e tudo, sou Nativa, filha desta Terra.
Liana Utinguassú

Nenhum comentário: