sábado, outubro 13, 2007

RECEBI ESTA MENSAGEM DE NOSSO PARENTE ANTÔNIO E REFORÇAMOS URGENTE TOMADA DE PROVIDÊNCIAS DE TODOS!

"Faço questão em postar aqui esta Carta de nosso Parente Antônio Momaiteí, logo acima de nosso texto sobre "DIA DAS CRIANÇAS"...Aqui tanto me dirijo aos Parentes, como aos irmãos, amigos...de caminhada. Com certeza temos visto um SAQUE FREQUENTE à Alma dos Povos Tradicionais, Nativos, Nações Primeiras.Caro irmão,Parente, Antônio, não há palavras aqui que possam nos fazer entender o porque persistem os ataques ,a violência, o descasoaos Povos Nativos.
Com certeza, não tenho eu, pretensão aqui em nos fazer ENTENDER.
Vivo, seguidamente situações em que sinto que estamos TODOS sem uma saída, e a mente começa a ser torturada, o coração aperta demais...O que posso dizer é que mesmo sendo eu apenas um grão de areia...se é que sou, busco fazer minha parte e estás também fazendo tua parte, jamais calando, falando SIM! Tocando projetos, e LUTANDO! Estamos em batalha creio, e estratégias são necessárias, há momentos para apenas observar, de planejar, recuar, mas JAMAIS DESISTIR!JAMAIS DERROTAR-SE! Sofremos Todos! estamos aqui! Firmes e em Pé! Comemorar Dia das Crianças realmente, NÃO CONSEGUIMOS, mas devemos em Respeito aos Sonhos delas e de nossos Avôs e Avós, SEGUIR COM FORÇA E DETERMINAÇÃO, como vimos fazendo.
Iporã eté aguyjevete
Estarei repassando seu manifesto também."
Liana Utinguassú
Tata
De: Tupã Ñembo'agueravyjuPara: Liana Tata'endyMba'eichapa reikomi che pehengué!Informo-lhe por meio desta que finalmente conseguimos neste dia 11 10 2007, assinar a OSCIP GUARANY.Sei que tudo é possível aos que creem, e nós povo Avá, a semente desta terra usurpada pelos tupis, (tupi, para nos significa extrangeiro) hemos de nascer de novo debaixo de escombros de muitas gerações.Diretamente tupi significa os portugueses e guarani, são os espanhóis, principalmente a palavra guarani e uma maldição imposta pelos espanhóis, e essa palavra me dá nausea, me faz sentir mal. O meu coração está de luto, pois, neste mês de outubro tivemos tragédia no meio do nosso povo, em Argentina. Aqui não temos trégua, somos transformados em mulas, sacoleiros, mendigos, prostitutas e bandidos. Não podemos mais tapar o sol com a peneira.Liana, precisa ser feito algo, só se fala de "INDIOS" em MS, ou AM, porém, já é tempo de o Brasil reconhecerque existe NATIVOS, aqui na Tríplice Fronteira. Aqui, quando se fala de GUARANI, é no Paraguai que eles moram, e que parte mesmo.O desconhecimento é total, e o desrespeito não tem limite, e esse desrespeito é praticado pelas autoridades, começando pela FUNAI, ITAIPU, IAP, SEMA, ECA, IGREJAS, MPF, MJ, PREFEITURAS, PF, RF, ONGS, SECRETARIA DE CULTURA, MEC, FUNASA, DIREITOS HUMANOS, OAB.Che reindy, Ñande Ru nda hesatuî, ha ichuguí mba'eve ndo kañyi.O povo da Terra, está chegando ao seus limites, me trocaram por falsos deuses e o que vai acontecer quando chegar o fim. Che reindy, Charyi Tata'ende, Ñande Ramÿi, ñande poriohugueko ko arapé.Contuamos solicitando um abaixo assinado contra a ITAIPU BINACIONAL DE O PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU, que reconheçam os direitos inalienáveis e imprescritíveis dos povos Avá. E que esse abaixo assinado seja enviado para o Presidente da República do Brasil, Senhor Luiz Inácio Lula da Silva,na mais brevidade possivel.
O que precisamos é agir, falar não adianta, já é tempo de fazer a obra ou será tarde demais para o Planeta Terra. , Como comemorar aqui na Aldeia o Dia das Crianças, se somos perseguidos e os nossos filhos são desrespeitados.Peicha he'i:Tupã Ñembo'agueravyjuMomaitei

2 comentários:

KILIN TAPETES disse...

BOA NOITE. AQUI LUCIANO CHITTONI TEU AMIGO DE INFANCIA LA DA RUIA ITAQUI . ACHEI TEU BLOG LINDO .COMO VAI ATUA FAMILA, MAE, A CINTIA

KILIN TAPETES disse...

BOA NOITE AQUI LUCIANO CHITTONI TEU AMIGO DE INFANCIA LEMBRA TEU BLOG ESTA LINDO