terça-feira, outubro 16, 2007

NOTÍCIAS

PREZADOS AMIGOS, PARENTES, IRMÃOS
Colocamos abaixo email recebido hoje, de nosso Parente Wilson Matos-Terena
Para conhecimento d e todos.
Sugestões, opiniões, críticas..mas que possamos trocar e crescer JUNTOS!
Liana
Caros, quando a festa é demais dá para desconfiar!!!!
Não vai faltar quem diga que o Mércio está frustrado por que a sua candidatura para relator especial da ONU foi prejudicada! porém há de se convir que as denúncias feitas por ele são muito graves...tem nome e sobrenome! a citação que ele faz dizendo que o ISA levou quase 3 milhões de dólares para demarcar terra indígena, realmente consta na página da Fundação estrangeira citada no artigo. Quanto a Funai, é escacarada a ocupação do órgão pelo ISA e pelo CTI, até porque o presidente da Funai é ligado ao ISA, que chegou ao ponto de levar o Presidente da Republica para uma terra indigena sem sequer consultar os índios! se pegarmos a lista de nomeações para altos cargos na Funai e não é dif[icil perceber.... a então presidente do CTI Maria Auxiliadora ocupa a diretoria de terras (DAS 5), o filho do Gilberto Azanha que é também da direção do CTI, é assessor direto da mesma diretoria de terras...o irmão do Márcio santilli do ISA, Paulo santili é Coordenador Geral de Identificação de terras indígenas (DAS4), a Iara Vasco nomeada para a Coordenação geral de meio ambiente (DAS 4) é ligada ao João Paulo Capobianco do Ministério do meio Ambiente que também é do ISA...não dá pra dizer que é apenas frustração do Mércio né!!!
A própria detonação da candidatura do Mércio para relator especial da ONU também tem participação do ISA, que está indicando uma advogada do seu quadro para a tal relatoria da ONU, será que o ISA consultou os Povos Indígenas????será que as organizações e os Povos Indígenas desse país ainda não perceberam que estão sendo enganados o tempo todo por essas onGs que disputam com eles próprios o protagonismo de suas lutas???será que o movimento indígena não percebe que são um bando de aproveitadores que sobrevivem as custas deles??? em que pese a falta de credibilidade do Mércio junto ao movimento inígena, vale uma reflexão sobre o papel dessas ONG´s brasileiras que atuam em territórios indígenas e que são as que trazem milhões de dólares financiadas pelo capital estrangeiro.

Tamara Silva
Jornalista

Cara colega Tâmara, tomei a liberdade de responder algumas indagações que você faz a nós os índios, e, ao movimento indígena, que diga-se, são as vítimas disso tudo! Assim, vc pergunta:

I se os povos indígenas foram consultados a respeito da indicação da Ana Valéria. Respondo, como sempre não! Mas a nós os indigenas não faria qualquer diferença, já que os não índios são todos iguais, salvo raríssimas exceções. Na 4º reunião da CNPI eu propus o nome dos parentes sociólogos Jorge Miles Terena e Azelene Inácio Kaigang. Se vamos brigar pela indicação de um “branco” porque não um indígena?

II Quanto se as Organizações indígenas desse país, se sabe que estão sendo enganados pelas ongs: posso falar pela que presido, CDDPI/MS Comitê de Defesa dos Direitos dos Povos Indigenas de Mato Grosso do Sul, e CEAI/OABMS (Comissão especial de Assuntos Indigenas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Mato Grosso do Sul). Cara Tamara, somos enganados por todos a quinhentos e sete anos nesse país, E NUNCA NA HISTORIA DESTE PAÍS fomos tão enganados, ludibriados, àqueles que fingiram ser parceiros do movimento indígena, apenas nos usaram para chegar ao poder, hoje, se deleitam no bem bom e, como diria a Eloiza Elena, se lambuzam nas benesses do poder, relegando nossas comunidades ao mais completo desrespeito e profundo abandono! Quanto ao protagonismo, nós não somos egoísta o que nos importa e o respeito e a dignidade para os nossos povos, o que já estamos convencidos de que não será um sindicalista metido a besta que vai conceder, posto que é incapaz! Ao invez de nomear um indígena para presidir a FUNAI, como havia nos prometido em campanha está, hug, fazendo a festa de alguns antropólogos mal sucedidos em suas profissões!

III Faço parte ativamente do movimento indígena desde 1998, quanto se não percebemos que são um bando de aproveitadores, pergunto quem? Para nós do movimento indígena, sabemos que são todos, com raríssimas exceções, aproveitadores inclusive seus colegas jornalista que explora somente os fatos negativos dos nossos povos!
Então, Tâmara, tenho percebido que você é uma dessas raríssimas exceções, e, tenho lido seus escritos, acho que pode nos ajudar, enviando ao procurador geral da republica, como prevê a Constituição Federal, para que ele determine apuração destes crimes perpetrados desde sempre.

Gostaria de sugerir à você, que nos ajudasse a ecoar nosso grito de pedido de respeito à Alteridade, assegurado na CF de 88, poderia escrever a nossa vontade, ou seja, o que queremos ex: para que o sindicalista nomeie um indígena pra presidente da FUNAI, bem como nas diretorias. que faça uma varredura nos macacos “BRANCOS” pendurados nos DAS. Isso sim nos interessa! A TODOS NÓS OS INDÍGENAS.
Wilson Matos da Silva
Advogado Criminalista Indigena Residente na Aldeia Jaguapirú, casa 647 filho de mãe Terena e pai Guarani
Advogado Criminalista

Nenhum comentário: