sábado, setembro 23, 2006

I ENCONTRO DE KUIÃS-PAJÉS KAINGANGES

Estimados irmãos, Parentes, amigos
Relato aqui em uma visão pessoal do Encontro.

Encerrou-se hoje o I Encontro de Kuiãs promovido no Morro do Osso em Porto Alegre, de 20/21/22/Setembro/2006, com participações expressivas de comunidades de Iraí, Nonoai, Ventarra, São Leolpoldo/Grande Porto Alegre, Parceiros na Causa, Secretarias Governamentais/Emater/Sec.Cultura/Funasa.
Não tenho aqui ainda todos os nomes dos presentes, mas conseguirei depois que os Parentes listarem, até onde listei, haviam mais de 30 pessoas(não indígenas) e que foram para apoiar, como esta que vos escreve, como uma Parente, irmã, e como Representante da ONG Yvy Kuraxo.
Primeiramente o foco deste Evento , (passando aqui informes pessoais)primou por fortalecer o encontro entre Kuiãs, VALORIZAR A TRADIÇÃO DOS ANCESTRAIS.
Dentro desta Valorização, foi elaborado um documento para ser encaminhado ao Governo Estadual/Federal, quanto a SAÚDE INDÍGENA que sabemos, envolve muitos aspectos, dentre eles, primeiro de todos, o RESPEITO AOS MÉDICOS NATURAIS DESTA TERRA, OS PRIMEIROS, OS KUÑAS.
Nossa tarefa é de apoio total.
Houve ritual Kaingange de com queima de ervas e banho de ervas na cabeça , para fortalecer e proteger à todos, purificando Espírito .
Gostaria de ressaltar aqui a presença muito expressiva dos Kuiãs Zilio(Porto Alegre) Pedro e sua mulher Ernestina de Iraí,reforçando aqui os parabéns à toda comunidade Kaingang e todos os Indígenas que com certeza fortalecem elos expressivos em cada ação deste porte.
Destaco aqui também lideranças como Cacique Jaime de Porto Alegre(Morro do Osso) por todo seu empenho, sua história pessoal que dispensa comentários aqui, a Comunidade Kaingange o conhece bem e sabe de seus esforços muitas vezes além da conta, além das fronteiras explicáveis pelo Ser Humano, pois ele mesmo fala sempre, "de tantas dores sofridas, tanta falta de apoio, e sempre, sempre seguiu em frente ", em dedicação Integral aos seus Parentes, as questões dos Povos Indígenas, à Terra.
Hoje, mais uma vez, vivenciei de perto o que entendo ser o ESPÍRITO DOS POVOS TRADICIONAIS, e para isto não tenho como expressar em palavras, apenas deixo aqui uma frase que escutei hoje: " SOU UM GUERREIRO /SOLDADO ,DAQUELE TIPO QUE NÃO ESPERA A BATALHA ESTAR GANHA PARA SE JUNTAR AS TROPAS, SOU UM GUERREIRO/SOLDADO À SERVIÇO PERMANENTE DO QUE ENTENDO SER A CAUSA PRIMEIRA EM MINHA EXISTÊNCIA COMO FILHO DESTA TERRA AMADA, BRASILIS, BRASIL, TERRA.MEU COMPROMISSO ESTÁ EM:
"VALORIZAR/RESPEITAR A TERRA E OS FILHOS DESTA "TERRA".ESTAREI SEMPRE AQUI, PRESENTE.
Escutei hoje, esta frase, e se me fez bem, compartilho aqui para que todos sintam a presença deste Espírito Indígena.
Bem, emocionada sempre fico, então, isto já se tornou um hábito mesmo.
Que Tupã, Ñanderu, Deus, Pai/Mãe, tenham o nome que tenham abençoem à todos!
Um grande Abraço
P.S: Assim que eu tenha os dados detalhados deste documento, que será feita uma cópia para todos,então pedirei ao Cacique e creio, ele terá interesse em torná-la de conhecimento de todos os irmãos, Parentes de outras localidades. O Relatório do referido documento, consta também em nosso site: yvykuraxo.org.br
bem como outras Notícias.
Liana Utinguassú
yvykuraxo.org.br

Nenhum comentário: