quarta-feira, agosto 23, 2006

REVENDO A AGENDA

Javyju( Um bom dia em Guarani)

Caros irmãos, irmãs,Parentes, amigos, Parceiros de caminhada..Todos!!
Antes de mais nada, quero "não pedir desculpas", apenas registrar que não estive com acesso à internet nos últimos 2 meses, em função de estar me dedicando em tempo integral às ações de nossa ONG.
Quero compartilhar de uma frase que escutei de um Membro do Rotary Clube, e que tem sido de muita valia no momento: "Que não busquemos desculpas por não fazer e sim, razões para fazer".
Estamos buscando Parceiros e este momento é de muita dedicação, cautela, muito diálogo, reuniões, troca de experiências,e com isto o tempo para escrever aqui, tem ficado mais restrito.
É importante registrar que mais uma vez estive na Aldeia Rio Silveira/Litoral Paulista e meu Pai (Padrinho Guarani) Djidjocó, e minha Mãe(Madrinha Doralice) estão bem, porém, as necessidades são enormes ! Solicito aqui auxilio ao cidadão(ã) , muito antes de gerarmos quaisquer interpretações de ordem "assistencialista",que busquemos entender que TODO CIDADÃO (Ã) tem o direito a comer, habitar, viver com dignidade, são Direitos assegurados em Constituição, Direitos assegurados na Carta de Direitos Humanos e muitas vezes as pessoas me dizem: " Não podemos dar comida aos Indios, eles se acostumam, e não trabalham..etc...
Costumo contra-argumentar com: UMA COISA UMA COISA, OUTRA COISA, OUTRA COISA:
É de suma importãncia conhecermos à realidade destes Povos. A precariedade em que vivem, a falta de recursos ,apoio, demarcação de suas Terras, Terra Fértil para Plantar, enfim...são inúmeros os fatores que muitas vezes impedem aos Parentes de viver da Terra que é a sua Alma.
Devemos Respeitar ao menos esta forma de ser , que deveria nos servir de modelo, de Retomada de Consciência, por que uma Nação sem Tradições, sem entendimento de quem fomos, somos e seremos...corre risco de sucumbir no esquecimento de si mesma.
Dentro deste contexto cumpre ao Governo, a máquina administrativa, à Sociedade, de alguma forma auxiliar, dentro do que chamo de socorro aos irmãos, e de assegurar à todos uma vida digna, saudável, como reza , ou deveria rezar a Constituição, com relação á todos nós, e os Povos Tradicionais não são diferentes.
É apenas uma opinião pessoal.
Bem, devo retomar meus escritos aqui, em Setembro, desde já agradeço paciência.
Reforço aqui que os escritos que faço nesta página, são apenas e tão somente com intuito de compartilhar opiniões e experiências pessoais de uma caminhante e irmã,nada além.
Agradecendo sempre
Liana Utinguassú

Nenhum comentário: